31 de agosto de 2010

Os Hospitalários no Caminho de Santiago - Feira Medieval de Leça do Balio

Entre o dia 9 e 12 de Setembro, irá decorrer no Mosteiro de Leça do Balio, Matosinhos, mais uma edição dos Hospitalários no Caminho de Santiago.
É com todo o prazer que irei estar presente, desta feita com o nome "Filhos da Terra", uma vez que irei também com o Ruben, que me tem acompanhado nas ultimas feiras, para mostrarmos ao vivo as nossas artes ancestrais.

Regressar a esta feira é para mim muito importante, uma vez que foi neste local que me iniciei nas viagens medievais, no ano de 2007, e foi um marco simbólico na minha vontade aguerrida de continuar a remar contra a maré, uma vez que estava prestes a terminar o meu curso, e desejava de facto continuar a cinzelar e a desenvolver este trabalho, por isso é para mim uma alegria muito grande regressar 4 anos depois, com mais e melhores trabalhos, e com a certeza de que irei continuar!
Convido-vos a visitar esta feira, pois se os anos não a estragaram, só pode ter melhorado, e foi de facto das feiras mais engraçadas em que pude participar! Além disso, o mosteiro merece mesmo uma visita!

23 de agosto de 2010

I Feira de Artesanato Contemporâneo na Guarda

 A I Feira de Artesanato Contemporâneo na Guarda vai decorrer no dia 28 de Agosto das 10 às 24 horas, no Jardim José de Lemos. A iniciativa é organizada pelo projecto Ideias.Guarda e conta com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, NERGA e Aquilo Teatro, entre outros.
Convido-o a visitar-me na feira, e a divulgar este evento!

Feira Medieval de Belmonte

Entre os dias 13 a 15 de Agosto, participei na VII Feira Medieval de Belmonte, que ultrapassou certamente os cerca de 30 mil visitantes da edição anterior.
Fiquei junto ao Castelo (que merece uma visita), e foi uma feira muito interessante, onde pude conhecer artesãos fantásticos e apreciar trabalhos, e acima de tudo, expôr e dar a conhecer a minha Arte.
Entre emigrantes, estrangeiros e conterrâneos, muitas pessoas puderam apreciar os meus trabalhos e levá-los consigo.
Sabe sempre muito bem ver a nossa Arte apreciada, e vista com olhos de ver!

Nesta feira, para além das minhas criações, levei também outras criações dos Filhos da Terra, que são outros produtos que faço em conjunto com o Rúben, neste caso, licores, óleos aromáticos e sabão artesanal, tudo feito com as nossas plantinhas.
Ficou um balanço muito positivo, e fica aqui o convite para visitar Belmonte e as suas ruas caricatas, e os arredores, onde poderão ver Centtum Cellas, Sortelha, entre outros locais repletos de História.

18 de agosto de 2010

Viagem Medieval de Santa Maria da Feira

Entre os dias 28 de Julho e 8 de Agosto, realizou-se mais uma Viagem Medieval de Santa Maria da Feira.
Sendo a maior e mais premiada feira medieval, que é mais do que uma feira, mas sim uma viagem, sempre me dispertou grande interesse, embora nunca a tivesse visitado, mas resolvi inscrever-me como voluntária para conhecer outra perspectiva do evento, uma vez que pretendo participar como artífice, expondo a minha arte ao vivo.
Dos mais de 600 voluntários inscritos, foram seleccionados 245. Estive a trabalhar no Castelo, onde fui guia nas (Des)Venturas do reino, e foi uma experiencia muito interessante!...
No entanto, fiquei um pouco triste ao ver que os artesãos que trabalhavam ao vivo estavam num local mais afastado, que lhes dava menor relevância, e com a quantidade de revenda e produtos não artesanais que teimam em fazer parte das "montras" das bancas de artesanato, e a falta de distinção de produtos com qualidade e com valor autêntico.
Deste modo, leva as pessoas a não distinguirem aquilo que é genuíno e único, ao invés de aproveitarem para colocar essas artes na linha da frente, e assim valorizarem e darem a conhecer artes tão antigas e valiosas.
Como dizia D. Bibas, da primeira cena das desventuras do reino,
"Não há a devida consciência da Arte!"
No entanto tenho esperança que algo seja feito para melhorar este facto e para o próximo ano conto participar, mas desta vez, a cinzelar ao vivo e a mostrar a minha Arte!
Agradeço à coordenação dos Voluntários por tanta simpatia e dedicação!